“DANÇA DIONISÍACA”? ESTILOS NACIONAIS NO FUTEBOL SUL-AMERICANO

Autores/as

  • Hans Ulrich Gumbrecht
  • Tradução: Daniel R. Bonomo

Palabras clave:

Futebol, Brasil, America do sul, performance, Estilo e Alegoria.

Resumen

Quando por muito tempo foi tida como certa (provavelmente desde os anos 1920 ou 1930) que os diferentes "estilos" de jogar futebol (ou outros esportes de equipe ) são a "expressão " de essências nacionais individuais, existem vários exemplos e razões que mostram que essa suposição não tem mérito e não pode ser consolidada. Por outro lado, qual a melhor teoria ou conceito disponível para explicar a existência inegável de tais continuidades nacionais nos estilos de esportes coletivos? Focalizando os casos de Argentina/ Uruguai, Brasil e Chile, este ensaio sugere que “considerações históricas” específicas são necessárias para cada caso individual. As continuidades estilísticas nos esportes de equipe muitas vezes têm sua origem a partir de invenções individuais de um estilo de jogo e primeiros sucessos. A possível convergência entre tal sucesso esportivo e momentos importantes dentro das histórias nacionais é uma segunda associação. Em terceiro lugar, que ajuda (mas não é necessário), é que tais "estilos nacionais" podem ser "entendidos" e "lidos" como alegorias de uma essência nacional (apesar de tais alegorias não terem mérito factual).


Biografía del autor/a

Hans Ulrich Gumbrecht

Hans Ulrich Gumbrecht

Tradução de Daniel R. Bonomo - Doutor em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de São Paulo; drbonomo@gmail.com.

Publicado

2014-10-21

Cómo citar

Ulrich Gumbrecht, H., & R. Bonomo, T. D. (2014). “DANÇA DIONISÍACA”? ESTILOS NACIONAIS NO FUTEBOL SUL-AMERICANO. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 49. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/20210