Os menores de idade no Juízo dos Órfãos de Porto Alegre (Século XIX).

Autores/as

  • José Carlos da Silva Cardozo UNISINOS/UFRGS

Palabras clave:

Menor de idade, Tutela, Juízo dos Órfãos, Porto Alegre, Século XIX.

Resumen

Este artigo buscou analisar o papel desempenhado pelos menores de idade nas ações de tutela que foram abertas no Juízo dos Órfãos de Porto Alegre, entre os anos de 1860 e 1899. Percebendo a atuação desses agentes históricos, conseguimos avaliar a importância de suas vontades e desejos nos processos judiciais, bem como a falta de atenção a eles por parte dos adultos. A pesquisa teve a História Social como fundamentação teórico-metodológica e verificou que, mesmo não tendo muitas oportunidades, os menores de idade fizeram com que suas vontades fossem sentidas por meio da indisciplina ou da fuga.

Biografía del autor/a

José Carlos da Silva Cardozo, UNISINOS/UFRGS

Historiador (UNISINOS), Sociólogo (UFRGS) e Professor.

Pós-Doutorando em História Latino-Americana, Professor Colaborador do PPGH-UNISINOS e Editor da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Bolsista FAPERGS/CAPES/MEC.

Publicado

2016-05-04

Cómo citar

Cardozo, J. C. da S. (2016). Os menores de idade no Juízo dos Órfãos de Porto Alegre (Século XIX). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 55. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25296