História em mundos cruzados: Afroindigenismo pelos Circuitos Marajoaras

Autores/as

  • Agenor Sarrati Pacheco UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
  • Analaura Corradi UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)

Palabras clave:

Stuart Hall, Etnobiografia, Interculturalidade, Afroindígena, Amazônia Marajoara.

Resumen

O ensaio parte da teoria dos Estudos Culturais, destacando a contribuição de Stuart Hall na análise política dos encontros entre povos nativos e da diáspora, filtrados com resistência pela presença do colonizador. Em seguida, mergulha nas escritas historiográficas e antropológicas sobre as zonas de intersecção traçadas por índios e negros no Brasil, com destaque para a Amazônia Marajoara. Finalmente, cartografa, por meio da etnobiografia e da interculturalidade, circuitos afroindígenas na produção regional do romancista e poeta Dalcídio Jurandir e da artista plástica Maria Necy Balieiro. Por dentro de poéticas, prosas e pinturas desvelamos traços significativos da trajetória de vida de Jurandir e Balieiro, focalizando sentidos da escrita e pintura de si, do outro e do nós como linguagens capazes de expressar sinais tangíveis e sensíveis apreendidos no fazer etnobiográfico. O objetivo principal é compreender, tanto na narrativa escrita, quanto na estética e narrativa visual, complexas vivências interculturais que envolveram experiências de trabalho, crenças, celebrações e afetos entre índios e negros no arquipélago de Marajó, conformando mundos cruzados sem fronteiras.

Biografía del autor/a

Agenor Sarrati Pacheco, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e História Social da Amazônia (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Analaura Corradi, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA).

Publicado

2016-10-13

Cómo citar

Pacheco, A. S., & Corradi, A. (2016). História em mundos cruzados: Afroindigenismo pelos Circuitos Marajoaras. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/27074

Número

Sección

Artigos Dossiê