IMPRENSA E RELIGIOSIDADE NA BAHIA DO SÉCULO XIX: a procissão do Senhor morto e os festejos da Semana Santa

Autores/as

  • Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti
  • Bárbara Maria Santos Caldeira

Palabras clave:

Práticas Religiosas, Identidade, História Cultural, Imprensa.

Resumen

O objetivo desse artigo é identificar e compreender os elementos sociais, políticos e culturais desenvolvidos no contexto dos festejos da Procissão do Senhor Morto que encontram na imprensa baiana e no diálogo produzido entre a memória e a história do imaginário popular denúncias do significado da festa como um espaço construtor de identidades. O método envereda por caminhos marcados pelas fontes escritas localizadas no Setor de Jornais Raros da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, além de uma breve revisão bibliográfica teórica do tema.

Biografía del autor/a

Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca – Espanha e Professor na UNB. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Juventude, Identidade, Cidadania e Cultura (NPEJI).

Bárbara Maria Santos Caldeira

Doutoranda em História pela Universidad de Burgos - Espanha. Professora na Faculdade Ruy Barbosa-BA.

Cómo citar

Cavalcanti, V. R. S., & Caldeira, B. M. S. (2010). IMPRENSA E RELIGIOSIDADE NA BAHIA DO SÉCULO XIX: a procissão do Senhor morto e os festejos da Semana Santa. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 37(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/3049