ESTRATÉGIA DISCURSIVA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985): A LEGITIMAÇÃO ATRAVÉS DA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v66p115-144

Palabras clave:

Ditadura Civil-Militar. Escola. Livro Didático

Resumen

O patriotismo exagerado; o ‘bem comum’; o patrulhamento ideológico; o recurso à autoridade; as horas-cívicas; as ‘datas cívicas’...  Essa gramática fez parte da escola brasileira durante o período da ditadura civil-militar (1964-1985), materializando o discurso que tornou legítimo o estado de exceção na crença de grande parte da população.  Assim, a proposta do texto é discutir a escola enquanto um meio de operacionalização do discurso da ditadura no Brasil, mapeando algumas conotações desse discurso no campo educacional.  Adotando uma metodologia analítico-reconstrutiva, a pesquisa baseia-se na análise de um corpus empírico constituído por um conjunto de 12 (doze) livros didáticos utilizados nas escolas brasileiras durante o período em estudo. Como conclusão, o texto reforça a ideia que, através da escola e dos conteúdos dos livros didáticos, a ditadura reforçou o seu discurso de legitimação.

Biografía del autor/a

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF.  Bolsista Produtividade CNPq.

Publicado

2019-11-28

Cómo citar

Esquinsani, R. S. S. (2019). ESTRATÉGIA DISCURSIVA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985): A LEGITIMAÇÃO ATRAVÉS DA ESCOLA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 66. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v66p115-144