PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO: As condições de preservação e uso dos bens culturais

Autores/as

  • Eduardo Romero de Oliveira

Palabras clave:

Ferrovias, Patrimônio Industrial, São Paulo

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um levantamento sobre os processos de tombamentos efetuados pelo CONDEPHAAT e relativos ao patrimônio ferroviário (identificação, estado de conservação e políticas públicas de uso). Se, por um lado, desde a década de 1960 tem sido formulado o conceito de patrimônio industrial, o que demandaria considerar a pertinência desse conceito para o patrimônio ferroviário; por outro, é também preciso entender as concepções que têm orientado os processos de tombamento no órgão nas últimas décadas. Enfim, trata-se de avaliar em que medida as novas concepções de patrimônio tem orientado as ações de preservação do órgão paulista.

Biografía del autor/a

Eduardo Romero de Oliveira

Professor Assistente Doutor, Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus Experimental de Rosana, Av. Dos Barrageiros, s/n, distrito de Primavera - Rosana, SP, CEP 19274-000.

Cómo citar

Oliveira, E. R. de. (2011). PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO: As condições de preservação e uso dos bens culturais. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6129