Fotografias como representação sociocultural
As cartes de visite como fragmentos e vestígios do tempo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v80p162-191Palabras clave:
Carte de visite, Retrato, Indumentária, Representação, Era vitorianaResumen
O artigo aborda uma coleção de fotografias datadas entre 1860 e 1880, doada à Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas em 2023. O acervo situa-se na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, e é composto por cartes de visite de dez fotógrafos. Neste estudo, serão analisados os registros de dois deles: Baptista Lhullier e Eduardo Wilhelmy. As fotografias, predominantemente no formato cartes de visite, revelam processos fotográficos da época e se caracterizam como objetos de troca social. Composta principalmente por retratos da elite, a coleção reflete a cultura da Era Vitoriana. Neste estudo, foi realizada uma análise focada na indumentária feminina, que revelou padrões de moda da época. Essas imagens, agora preservadas, representam tanto a identidade individual quanto os valores sociais da segunda metade do século XIX.
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