OS CUIDADOS DE SI E OS CUIDADOS DO OUTRO: LUGARES DE GÊNERO NA PUBLICIDADE DA REVISTA CAPRICHO (DÉCADAS DE 1950-1960)

Autores/as

  • Raquel de Barros Pinto Miguel

Palabras clave:

Publicidade, relações de gênero, subjetividade

Resumen

Este texto aborda a possibilidade que os anúncios publicitários abrem para a análise dos papéis sociais destinados às mulheres de uma determinada época, refletindo sobre a possível participação das propagandas na constituição das subjetividades das mulheres e homens de uma geração. Dessa forma, a mídia aparecerá como um lugar de educação que dissemina, prescreve e perpetua valores e códigos de comportamento e de conduta. A análise do material em questão (anúncios publicitários presentes em edições da revista Capricho pertencentes às décadas de 1950 e 1960), nos permite refletir acerca de o quanto as marcas de gênero são apresentadas pela mídia de forma hierárquica e estereotipada contribuindo para o estabelecimento e fortalecimento de relações de poder.

Cómo citar

de Barros Pinto Miguel, R. (2014). OS CUIDADOS DE SI E OS CUIDADOS DO OUTRO: LUGARES DE GÊNERO NA PUBLICIDADE DA REVISTA CAPRICHO (DÉCADAS DE 1950-1960). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 45. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15013