RELIGIÕES, LAICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS CULTURAIS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p285-314

Palabras clave:

Religiões, Currículo, Cultura e Educação

Resumen

Há décadas os debates sobre a História das Religiões têm ocupado espaços em diversos ambientes. No entanto, as discussões na educação básica ainda são vivenciadas de modo periférico ou com ênfase em doutrinas específicas. Neste artigo, analisamos as propostas para a inserção das discussões sobre as religiões no ensino de História, especialmente, como temática que colabora para a construção das alteridades, a formação da cidadania e o combate às intolerâncias. A partir da História Cultural, apresentamos propostas para que os debates em sala de aula valorizem a historicidade e as representações culturais, com a promoção de um debate plural. Neste sentido, concluímos que a inserção desta temática na educação básica é fundamental para a formação dos cidadãos.

Biografía del autor/a

Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.

Pós-doutor e doutor em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de História da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.

Julia Rany Campos Uzun, Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP)

Julia Rany Campos Uzun é doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Educação Básica da Rede Privada de Campinas.

Publicado

2020-05-07

Cómo citar

Moura, C. A. S. de, & Uzun, J. R. C. (2020). RELIGIÕES, LAICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS CULTURAIS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 67. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p285-314