BRASIL: GOLPE DE ESTADO DE 1964. QUE ESTADO, PAÍS, SOCIEDADE SÃO ESSES?

Autores/as

  • Maria Aparecida de Aquino

Palabras clave:

Regime militar brasileiro, Justiça Militar, segurança nacional, jornalistas, golpe de Estado.

Resumen

Este artigo dedica-se a estudar a especificidade do regime militar brasileiro (1964-85), que resulta no entendimento de uma certa ambigüidade interna. Estabelece comparações com outros regimes militares também ocorridos no continente americano em época aproximada e igualmente motivados por golpes de Estado que derrubaram o poder legalmente constituído. Mostramos a pesquisa realizada no âmbito dos processos políticos julgados na Justiça Militar (1964-79) e que envolveram tentativas de responsabilizar penalmente jornalistas por atentados à chamada segurança nacional. Trabalhamos com o acervo preservado pelo projeto Brasil: Nunca Mais, analisando uma amostra representativa deste conjunto e, a partir daí, extraindo conclusões que vêm corroborar a leitura dialética e não-linear que deve ser feita desse período da História brasileira.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida de Aquino

Maria Aparecida de Aquino, professora de história contemporânea do Departamento de História da USP, é autora de Censura, imprensa, Estado autoritário (1968-78). São Paulo, Edusc, 1999. Especialista em estudos sobre o regime militar brasileiro (1964-85).

Cómo citar

Aquino, M. A. de. (2012). BRASIL: GOLPE DE ESTADO DE 1964. QUE ESTADO, PAÍS, SOCIEDADE SÃO ESSES?. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 29(01). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/9947