HISTÓRIA E ORALIDADE: A MÚSICA NOS TERRITÓRIOS DE ADONIRAN BARBOSA
Mots-clés :
Adoniran Barbosa, música, cidade, memória, humor.Résumé
Pretende-se, por meio da rica produção musical e humorística de Adoniran Barbosa, recuperar as memórias de diferentes territórios urbanos e de seus personagens. Procura-se questionar e perceber as múltiplas experiências urbanas na cidade de São Paulo, a cidade-progresso. Nos anos 40. 50 e 60, as transformações urbanas coincidem com a expansão das rádios por todo 0 país, quando passaram a ocupar um espaço cada vez maior na vida das pessoas, informando-as, divertindo-as e emocionando-as. Utilizando-se habilmente desse veículo, Adoniran, observador atento, captava, com um sotaque próprio (ítalo paulistano-caipira), os flashs do cotidiano urbano, as experiências de muitos que viveram esse processo, nos cortiços, malocas e bairros como Brás, Bexiga, Barra Funda.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2012
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.