GÊNERO E MERCADO MATRINOMIAL EM SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR
Mots-clés :
José de Alencar, Senhora, gênero, masculinidade, feminilidade.Résumé
A intenção neste artigo é perceber quais representações foram edificadas por José de Alencar nas páginas de Senhora acerca das relações entre homens e mulheres diversos que, oferecidas ao público leitor, se tornavam modelos de masculinidade e de feminilidade, positivos e negativos, ao tratar do problema da troca mercantil de pessoas nas relações matrimoniais, no casamento constituído como empresa e como negócio. Procura-se observar as imagens e figuras do masculino e do feminino aí presentes, os comportamentos e sentimentos, destacando as práticas, os valores, as posturas e atitudes tidos como comuns mas, sobretudo aqueles que, em oposição à dita normalidade, fazem com que o “outro” rompa com o estabelecido e o avesso sobressaía.
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(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2014
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