Política, memória e educação na Amazônia paraense nos períodos colonial e imperial à luz da teoria de Cornélius Castoriadis

Auteurs

  • Denise Simões Rodrigues Universidade do Estado do Pará

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2017v60p252-280

Mots-clés :

Cultura, memória, significações imaginárias.

Résumé

RESUMO

Duas questões são o ponto de partida deste artigo. Como a escravização de índios e negros influenciou o processo formador das identidades culturais e os movimentos de libertação política para além do período colonial? Como desvelar o silenciamento imposto aos vencidos do mais importante deles, a Cabanagem, caracterizada pela predominância da classe dos despossuídos, em pleno momento de instituição da independência do Brasil? Para isso, busco explicitar o processo de que possibilitou a formatação da memória no decorrer do século XIX e suas reverberações pela cultura da Amazônia paraense, tendo por base as ideias de Cornelius Castoriadis.

        

 

Biographie de l'auteur

Denise Simões Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Professora Titula de Sociologia. depto. Filosofia e Ciências Sociais (DFCS) CCSE/UEPA Ministra aulas de Sociologia no Curso de graduação  Pedagogia e Cultura, Saberes e Imaginário na Educação Amazônica no Mestrado em Educação PPGED/UEPA. Autora da obra REVOLUÇÃO CABANA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNICA.

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Publiée

2017-12-18

Comment citer

Rodrigues, D. S. (2017). Política, memória e educação na Amazônia paraense nos períodos colonial e imperial à luz da teoria de Cornélius Castoriadis. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 60. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2017v60p252-280