O ATLAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL E AS REPRESENTAÇÕES EXISTENTES NO LIVRO: “HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA NO BRASIL: IMPÉRIO: A CORTE E A MODERNIDADE NACIONAL”

Auteurs

  • Airton José Cavenaghi

Mots-clés :

cartografia histórica, análise iconográfica, produção cultural, Brasil Império, Século XIX

Résumé

Este artigo analisa a iconografia cartográfica existente na obra Luiz Felipe de Alencastro (org.) História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo : Companhia da Letras, 1997. Procura, nesta análise, identificar de forma crítica, como a documentação cartográfica, como qualquer outro elemento iconográfico, possui uma historicidade particular, construída em função de elementos culturais próprios e pertinentes ao momento de sua criação. Seu uso como simples auxiliar do textual historiográfico, cria novos elementos de percepção no observador, não pertinentes a sua função documental inicial, comprometendo de forma indireta, possíveis análises críticas da historiografia desenvolvida.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Airton José Cavenaghi

Doutor em História Social pela FFLCH-USP; Docente do Mestrado em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi (UAM)-SP.

Téléchargements

Comment citer

Cavenaghi, A. J. (2011). O ATLAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL E AS REPRESENTAÇÕES EXISTENTES NO LIVRO: “HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA NO BRASIL: IMPÉRIO: A CORTE E A MODERNIDADE NACIONAL”. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 41. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6546