Entre a memória e o esquecimento 1964-2014: o golpe ontem e hoje

Autores

  • Luiz Antonio Dias PUC-SP
  • Rafael Lopes Sousa UNISA

Palavras-chave:

História, Memória, Ditadura Militar

Resumo

Oobjetivo desse trabalho é apontar, discutir e problematizar a recepção de doisgrandes jornais paulistanos – Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo -ao golpe civil militar de 1964. Analisamos editoriais e matérias vinculadas aonovo cenário político com ênfase no mês de abril de 1964. Tratamos também da“comemoração” ou “rememoração” trazidas à tona nas efemérides de 2014.Apontamos finalmente como as retratações apresentadas pelos dois jornais estãocarregadas de subterfúgios que visam justificar o apoio desses jornais ao golpeque derrubou o presidente João Goulart. Ora apresentando a legitimidade desseseventos, ora defendendo sua legalidade.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Dias, PUC-SP

Doutor em História Social - UNESP - Assis

Rafael Lopes Sousa, UNISA

Doutor em História Social (UNICAMP). Professor do programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas UNISA. São Paulo, Brasil.

Publicado

2016-04-13

Como Citar

Dias, L. A., & Sousa, R. L. (2016). Entre a memória e o esquecimento 1964-2014: o golpe ontem e hoje. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 49. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/20947