Diáspora e cultura : contribuições de Stuart Hall à pesquisa sobre agremiações afrodescendentes em Florianópolis (1920-1950)

Autores

  • Karla Leandro Rascke Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Palavras-chave:

História, Cultura, Agremiações, Florianópolis

Resumo

RESUMO: Este trabalho propõe discutir aspectos iniciais da pesquisa de doutorado em andamento que aborda a temática das agremiações organizadas por populações de origem africana em Florianópolis na primeira metade do século XX em Florianópolis, atentando, especialmente, para a Associação dos Homens de Cor, os Clubes Recreativos Brinca Quem Pode e a União Recreativa 25 de Dezembro e as Escolas de Samba Os Protegidos da Princesa e a Embaixada Copa Lord. Procuramos evidenciar questões que emergem em nossa pesquisa,  principalmente a partir de reflexões e leituras proporcionadas por Stuart Hall (2003, 2010) nestes caminhos de revisão bibliográfica e construções conceituais e metodológicas componentes da fase em que a pesquisa se encontra.

Biografia do Autor

Karla Leandro Rascke, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutoranda em História Social pela PUC-SP, mestra em História Social pela PUC-SP. Graduada em História pela UDESC. Professora tutora no CEAD-UDESC, pesquisadora associada ao CECAFRO e ao NEAB-UDESC.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

Rascke, K. L. (2016). Diáspora e cultura : contribuições de Stuart Hall à pesquisa sobre agremiações afrodescendentes em Florianópolis (1920-1950). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25340

Edição

Seção

Notícia de Pesquisa