Imprensa imparcial versus Imprensa formadora de opinião?

A construção histórico-discursiva do Jornal Folha de S.Paulo sobre a sua atuação como grande imprensa na ditadura civil-militar brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v79p233-261

Palavras-chave:

Imprensa, Folha de S.Paulo, Ditadura, Discurso, Abordagem Histórico-Discursiva

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender a construção histórico-discursiva (AHD) do Jornal Folha de S.Paulo acerca da sua atuação como grande imprensa na ditadura civil-militar brasileira. Para constituir o corpus da pesquisa, foram analisados 7.021 editoriais publicados entre janeiro/1961 e dezembro/1988. Com base nas estratégias discursivas de nomeação, predicação, argumentação, representação e intensificação observou-se, ao longo dos 28 anos pesquisados, a oscilação entre duas construções discursivas aparentemente dicotômicas: Imprensa imparcial versus Imprensa formadora de opinião. Esse resultado explicita a atuação da imprensa na sociedade como um significativo ator político sempre vinculado ao contexto histórico e aos seus interesses empresariais.  

Biografia do Autor

Cynthia Adrielle da Silva Santos, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio). Foi Bolsista Doutorado Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bacharela em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como Bolsista PROIC de Pesquisa de Iniciação Científica no Grupo de Estudos em Administração Contemporânea (GEAC) e como Bolsista no Programa Universidade e Participação Social (PROEXT-MEC) na UFRRJ. Possui Extensão Universitária em Administração Pública na Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Equipes e Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em Mídia, Poder e Manipulação: Leituras da conjuntura brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em Metodologia de Pesquisa e Acolhimento Universitário pela Universidade de Brasília (UnB), em Educação Especial e Inclusiva pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e, em Formação de Monitores e Tutores para Educação Continuada pela PUC-Rio. Atua como Professora do curso de Processos Gerenciais na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ) e como Professora Substituta do curso de Administração Pública no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como Professora Substituta do curso de Administração no Departamento de Administração e Turismo (DAT) da UFRRJ e como Mediadora Presencial do curso de Administração Pública da Fundação CECIERJ. Pesquisadora do Grupo Pesquisa Histórica em Administração, com interesse de pesquisa nas áreas de: (1) Estudos Organizacionais; (2) História, Memória e Organizações; (3) Discursos Organizacionais; (4) Teorias Organizacionais e Perspectivas Críticas; e (5) Administração Pública.

Alessandra Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Associada da Área de Estudos Organizacionais do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Coordenadora da sua Pós-Graduação em Administração de Empresas (Programa Acadêmico e Profissional). Membro da Comissão Setorial de Carreira Docente do Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Bolsista FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado - 2020. Doutora em Administração pela EBAPE - Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e Graduada em Administração e em História. Coordenadora eleita da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD para o triênio 2015-2017. Consultora de Projetos de Fomento da CAPES e CNPq. Membro de Comitês de Avaliação da CAPES. Editora Associada da Revista de Administração de Empresas (RAE) e Membro do Corpo Editorial dos periódicos Cadernos EBAPE.BR (FGV), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), Contextus (UFC), Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF) e Observatório Nacional de Turismo (FGV), também atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais tais como: Organization, Management Learning, Journal of Management History (JMH), Qualitative Research in Organizations and Management (QROM), Revista de Administração Pública (RAP), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), BAR (Brazilian Administration Review), entre outras. Líder do Grupo Pesquisa Histórica em Administração, possui interesse de pesquisa nas áreas de: (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação, Identidade e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais e Perspectivas Críticas.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Santos, C. A. da S., & Costa, A. . (2024). Imprensa imparcial versus Imprensa formadora de opinião? : A construção histórico-discursiva do Jornal Folha de S.Paulo sobre a sua atuação como grande imprensa na ditadura civil-militar brasileira. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 79, 233–261. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v79p233-261