RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO, BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS, NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p56-71Palabras clave:
responsabilidade social, sustentabilidade, estratégia, comunicação, setor farmacêuticoResumen
O propósito do artigo é identificar a forma de apreensão do conceito de responsabilidade social pelas empresas do setor farmacêutico, comparar a comunicação da responsabilidade social das empresas brasileiras e estrangeiras, e caracterizar a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. Para tanto, discorre-se sobre o conceito de responsabilidade social e a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. A metodologia utilizada se caracteriza como exploratória, qualitativa, e bibliográfica, cujo desenvolvimento acontece por meio de um levantamento bibliográfico em projetos, programas e resultados de ações sociais disponibilizados publicamente nos sites das empresas do setor farmacêutico brasileiro, selecionadas para a pesquisa. Os resultados revelam que as empresas estudadas, nacionais e estrangeiras, utilizam o site corporativo para explicitar as ações de responsabilidade social. Aspectos críticos dizem respeito à identificação dos parceiros e dos resultados dos projetos e programas de responsabilidade social e, também, à divulgação dos relatórios de sustentabilidade. Além disso, a comunicação não é esclarecedora acerca do papel da responsabilidade social e sustentabilidade na estratégia competitiva das empresas do setor.
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