PODCAST COMO INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • João De Paula Neto Martins Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)
  • Cristiane Xavier Galhardo Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)
  • Edson Rodrigues da Silva Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)
  • Vivianni Marques Leite dos Santos Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i1p100-112

Palabras clave:

Educação, Inovação, Orientação pedagógica, Podcast, Tecnologia

Resumen

Em tempos em que a modernidade impõe ao educador reflexões das práticas adotadas, levando a repensá-las, não se tem mais o aluno como centro do processo e sim a relação educacional. Buscou-se com esse presente estudo uma análise sobre a importância e a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas atualmente existentes, apresentando como solução a tecnologia PodCasting, uma inovação capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizado, dentro ou mesmo fora de sala (EaD). Neste trabalho foram apresentados modelos e formatações de conteúdos para áudio PodCast mais utilizados, exemplificando possibilidades de utilização especialmente para o desenvolvimento da educação. Também foi destacada a importância da utilização da inteligência artificial associada às práticas pedagógicas como elemento potencializador e de melhoria de rendimento dos alunos na educação. Para realização deste trabalho tornou-se imprescindível a exploração bibliográfica existente, leitura e apropriação de informação a partir de artigos científicos e publicações outras, dando sempre a ênfase necessária às temáticas relacionadas à inovação tecnológica aplicada na educação. A importância do PodCast enquanto ferramenta viável para o desenvolvimento da educação, foi demonstrada, uma vez que possibilita a adoção de novas práticas pedagógicas pelo professor, facilitando o processo de ensino-aprendizado, permitindo ao aluno ter o conteúdo disponibilizado à qualquer momento e local, criando uma relação contínua com a educação e hábito propostas.

 

Publicado

2020-07-20

Número

Sección

Papers