Papel da colaboração na gestão do conhecimento e na aprendizagem organizacional

Autores/as

  • Caren Sapienza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP)
  • João Mattar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v15i1p04-13

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Aprendizagem colaborativa, Ecossistema organizacional, Redes

Resumen

Este artigo objetiva explorar a interconexão entre colaboração e gestão do conhecimento, destacando as interações humanas no contexto organizacional. Essa discussão é justificada pela crescente relevância da presente temática diante do quadro de volatilidade que vivenciamos nas últimas décadas, agravada pelo enfrentamento da pandemia de Covid-19. Diante de desafios e oportunidades que surgem em um mundo cada vez mais complexo, mediado por tecnologias cada vez mais sofisticadas, surge a indagação: qual é o papel da colaboração na promoção do compartilhamento e cocriação de conhecimentos essenciais para estabelecer um novo paradigma, garantindo a competitividade das empresas? Para responder a essa pergunta, empregou-se uma metodologia de pesquisa básica, bibliográfica, qualitativa, descritiva e transversal, embasada em fontes bibliográficas e documentais. A análise, sob o prisma epistemológico da colaboração como diferencial competitivo, abrange estudos e publicações especializadas entre 2020 e 2021, respaldada por um referencial teórico que incorpora conceitos como criação de conhecimento, gestão do conhecimento colaborativa e organizações aprendentes. Os resultados evidenciam a importância de uma cultura colaborativa na determinação do sucesso organizacional, destacando a gestão do conhecimento como impulsionadora do capital intelectual.

Citas

CLEVER CORP. Pirâmide DICS: design de informação, design instrucional, infográfico. 15 jul. 2015. Disponível em: https://www.clevercorp.com.br/blog/2015/07/16/piramide-dics/. Acesso em: 23 jul. 2021.

DELOITTE. Deloitte Global Human Capital Trends: The social enterprise in a world disrupted. Deloitte Insights, 2020a. Disponível em: https://www2.deloitte.com/xe/en/insights/focus/technology-and-the-future-of-work/organizational-knowledge-management.html/#endnote-sup-1. Acesso em: 23 ago. 2021.

DELOITTE. Knowledge management: Creating context for a connected world. Deloitte Insights, 2020b. Disponível em: https://www2.deloitte.com/us/en/insights/focus/human-capital-trends/2020/knowledge-management-strategy.html. Acesso em: 14 set. 2021.

DELOITTE. The new knowledge management: The human factor activates the collective intelligence. Deloitte Insights, 2021. Disponível em: https://www2.deloitte.com/us/en/insights/focus/technology-and-the-future-of-work/european-workforce-survey.html. Acesso em: 23 ago. 2021.

DRUCKER, Peter F. Sociedade pós capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.

LEGRAND, Paul. An introduction to lifelong learning. Paris: UNESCO, 1970. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED118876.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

LOGAN, Robert K.; STOKES Louis W. Collaborate to Compete: Driving Profitability in the Knowledge Economy. Toronto: Wiley, 2004.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MACLEOD, Hugh; SOMMERVILLE, David. Contínuo Dado Informação Conhecimento. Linked Data for Enterprises, 22 maio 2016. Disponível em: http://kerfors.blogspot.com/2016/05/awesome-graphic-as-graphs.html. Acesso em: 23 jul. 2021.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. A criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. 8. ed. São Paulo: Best Seller, 1990.

SPITZER, Thea Singer. The Power of Collaboration: Powerful Insights from Silicon Valley to Successfully Grow Groups, Strengthen Alliances, and Boost Team Potential (English Edition). Wayne, NJ: Career Press, 2018.

STEWART, Heather; GAPP, Rodney Peter. The tree of knowledge: Sustainable management practices for a collaborative ecosystem amongst small to medium enterprises. In: SPENCE, Laura J. et al. Research Handbook on Small Business Social Responsibility: Global Perspectives. Cheltenham: Edward Elgar, 2018. cap. 14.

Descargas

Publicado

2024-04-29