Papel da colaboração na gestão do conhecimento e na aprendizagem organizacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v15i1p04-13Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Aprendizagem colaborativa, Ecossistema organizacional, RedesResumo
Este artigo objetiva explorar a interconexão entre colaboração e gestão do conhecimento, destacando as interações humanas no contexto organizacional. Essa discussão é justificada pela crescente relevância da presente temática diante do quadro de volatilidade que vivenciamos nas últimas décadas, agravada pelo enfrentamento da pandemia de Covid-19. Diante de desafios e oportunidades que surgem em um mundo cada vez mais complexo, mediado por tecnologias cada vez mais sofisticadas, surge a indagação: qual é o papel da colaboração na promoção do compartilhamento e cocriação de conhecimentos essenciais para estabelecer um novo paradigma, garantindo a competitividade das empresas? Para responder a essa pergunta, empregou-se uma metodologia de pesquisa básica, bibliográfica, qualitativa, descritiva e transversal, embasada em fontes bibliográficas e documentais. A análise, sob o prisma epistemológico da colaboração como diferencial competitivo, abrange estudos e publicações especializadas entre 2020 e 2021, respaldada por um referencial teórico que incorpora conceitos como criação de conhecimento, gestão do conhecimento colaborativa e organizações aprendentes. Os resultados evidenciam a importância de uma cultura colaborativa na determinação do sucesso organizacional, destacando a gestão do conhecimento como impulsionadora do capital intelectual.
Referências
CLEVER CORP. Pirâmide DICS: design de informação, design instrucional, infográfico. 15 jul. 2015. Disponível em: https://www.clevercorp.com.br/blog/2015/07/16/piramide-dics/. Acesso em: 23 jul. 2021.
DELOITTE. Deloitte Global Human Capital Trends: The social enterprise in a world disrupted. Deloitte Insights, 2020a. Disponível em: https://www2.deloitte.com/xe/en/insights/focus/technology-and-the-future-of-work/organizational-knowledge-management.html/#endnote-sup-1. Acesso em: 23 ago. 2021.
DELOITTE. Knowledge management: Creating context for a connected world. Deloitte Insights, 2020b. Disponível em: https://www2.deloitte.com/us/en/insights/focus/human-capital-trends/2020/knowledge-management-strategy.html. Acesso em: 14 set. 2021.
DELOITTE. The new knowledge management: The human factor activates the collective intelligence. Deloitte Insights, 2021. Disponível em: https://www2.deloitte.com/us/en/insights/focus/technology-and-the-future-of-work/european-workforce-survey.html. Acesso em: 23 ago. 2021.
DRUCKER, Peter F. Sociedade pós capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.
LEGRAND, Paul. An introduction to lifelong learning. Paris: UNESCO, 1970. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED118876.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.
LOGAN, Robert K.; STOKES Louis W. Collaborate to Compete: Driving Profitability in the Knowledge Economy. Toronto: Wiley, 2004.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2001.
MACLEOD, Hugh; SOMMERVILLE, David. Contínuo Dado Informação Conhecimento. Linked Data for Enterprises, 22 maio 2016. Disponível em: http://kerfors.blogspot.com/2016/05/awesome-graphic-as-graphs.html. Acesso em: 23 jul. 2021.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. A criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. 8. ed. São Paulo: Best Seller, 1990.
SPITZER, Thea Singer. The Power of Collaboration: Powerful Insights from Silicon Valley to Successfully Grow Groups, Strengthen Alliances, and Boost Team Potential (English Edition). Wayne, NJ: Career Press, 2018.
STEWART, Heather; GAPP, Rodney Peter. The tree of knowledge: Sustainable management practices for a collaborative ecosystem amongst small to medium enterprises. In: SPENCE, Laura J. et al. Research Handbook on Small Business Social Responsibility: Global Perspectives. Cheltenham: Edward Elgar, 2018. cap. 14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.