Fatores que explicam estrategicamente a competitividade de um destino turístico: evidências de Cingapura e Sri Lanka

Autores

  • M. Prasad F. Jayasuriya School of Management, Wuhan University of Technology, Wuhan, P.R. China, 430070
  • Cheng Guoping School of Management, Wuhan University of Technology, Wuhan, P.R. China, 430070

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2017v8i1p55-68

Palavras-chave:

Países desenvolvidos e em desenvolvimento, Fatores competitivos, Posição e competitividade de um destino turístico, Modelo de avaliação estratégica do destino turístico.

Resumo

A indústria do turismo mundial tem experimentado um rápido crescimento nos últimos 25 anos, uma tendência que se prevê que continue no futuro e, como tal, o setor do turismo surgiu como uma área de interesse teórico e prático. Embora a concorrência entre os países envolvidos no turismo tenha aumentado, o índice mundial de viagens e turismo (TTCI) revela notáveis disparidades entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento como destinos turísticos. Este artigo é uma tentativa de examinar as razões elementares para tal disparidade através da identificação de fatores competitivos que explicam estrategicamente a posição e a competitividade de um determinado destino. Para maior clareza e comprensão, o estudo foi realizado utilizando evidências referentes a Cingapura e Sri Lanka. A coleta de dados foi realizada com a adoção de um instrumento de pesquisa com amostragem intencional e questionário estruturado para analisar quinze fatores que ilustram a competitividade do destino turístico com base nas respostas recebidas dos dois países - 70 de Cingapura e 66 do Sri Lanka. Os dados analisados foram utilizados em um modelo de avaliação estratégica de destino turístico para diagnosticar os pontos fortes, fracos e as oportunidades competitivas destes paises através da revisão de 15 fatores competitivos. Os resultados explicaram estrategicamente as posições competitivas de ambos os destinos turísticos, enquanto as conclusões sobre os fatores forneceram diretrizes para alcançar maior competitividade no destino. Além disso, o modelo de avaliação estratégica testado pela primeira vez em Espanha para a competitividade do destino turístico foi estendido de foram a poder ser utilizado em outros destinos turísticos e situações.

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Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigos