O Mispricing de Ações afeta as Decisões de Investimento Corporativo? Evidências do Efeito Catering

Autores

  • Muhammad Usman Department of Management Science, University of Gujrat
  • Sana Saleem Department of Management Science, University of Gujrat
  • Faiq Mahmood Department of Industrial Management, Govt. College University, Faisalabad
  • Humera Imran Jubail University College, Jubail, Kindom of Saudia Arabia

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i1p43-54

Palavras-chave:

Mispricing de ações, investimento corporativo, horizonte de investimento

Resumo

Este estudo analisa o impacto da precificação de ações, através de efeito de catering, em decisões de investimento corporativo, a partir de uma amostra de empresas listadas na Bolsa de Valores do Paquistão durante o período de 2007-2014. O estudo utiliza a metodologia de Rhodes-Kropf et al (2005) para medir a precificação de ações que usou o mercado para registrar metodologia de decomposição para descobrir diferentes componentes de precificação e relacioná-la à atividade de investimento corporativo que é medida por investimentos. O horizonte de investimento dos acionistas é medido pela taxa de rotatividade de ações. A metodologia de regressão de painel é usada para determinar a relação entre a precificação de ações e decisões de investimento corporativo. Os resultados do estudo mostram que as empresas com investidores de horizonte curto têm sensibilidade à apropriação de preços significativamente mais alta do que as empresas com acionista de horizonte longo. Ambos os lados do preço errado afetam o investimento, mas o impacto da supervalorização é mais do que a desvalorização, porque as empresas emitem mais capital acionário que a recompra de ações.

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos