Interdisciplinaridade, pensamento de design e inovação em espaços públicos: uma experiência de ensino no parque Jardim Botânico de Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p86-97Palavras-chave:
interdisciplinaridade, design thinking, gestão do conhecimento, inovação, espaços públicosResumo
: A inovação em espaços públicos exige densos esforços de gestão. Estudos interdisciplinares devem ser conduzidos para levantar necessidades dos stakeholders. Em seguida, potencialidades, problemas e oportunidades são explorados. Tais trabalhos exigem conhecimentos interdisciplinares para realização de análises abrangentes, de modo a compreender que fatores sociais, tecnológicos, econômicos, ambientais e político-legais interferem na gestão desses espaços. Nesse contexto, um desafio importante enfrentado pelos professores é promover o desenvolvimento de competências estratégicas dentre alunos. Este trabalho surgiu da necessidade específica de criação de um método de aprendizado ativo para motivar graduandos em administração de empresas a pensarem estrategicamente na gestão de problemas complexos. Para atingir objetivos da disciplina – Gestão da Mudança e Consultoria Empresarial –, desenvolvemos um roteiro de estudos com nove passos baseados no design thinking. Nossa proposta é refletir sobre os aprendizados proporcionados por esta experiência didática. Argumentamos que futuros gestores necessitam aprender a explorar e enquadrar os problemas antes de solucionálos, pois o maior risco que poderão correr será diagnosticar problemas complexos equivocadamente. O artigo possui cinco seções. A introdução descreve o problema de pesquisa e o objeto de estudo. A segunda seção apresenta referenciais teóricos, que integram autores e conceitos de diferentes campos da gestão. A seção metodológica explica como a o design thinking foi aplicado, narrando os passos da experiência. Esta seguiu um roteiro de estudos desenvolvido para exploração do Parque Jardim Botânico de Florianópolis reunindo visitas de campo, aulas expositivas e dialogadas. Em seguida, resultados e aprendizados obtidos são apresentados em três subtópicos: aspectos conceituais, relacionados à vocação do espaço estudado; necessidades infraestruturais e desafios para gestão. Para concluir, indicamos caminhos possíveis para dar continuidade ao estudo deste espaço público e também para desenvolver futuras experiências didáticas com escopos similares.Downloads
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