Interdisciplinaridade, pensamento de design e inovação em espaços públicos: uma experiência de ensino no parque Jardim Botânico de Florianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p86-97

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, design thinking, gestão do conhecimento, inovação, espaços públicos

Resumo

: A inovação em espaços públicos exige densos esforços de gestão. Estudos interdisciplinares devem ser conduzidos para levantar necessidades dos stakeholders. Em seguida, potencialidades, problemas e oportunidades são explorados. Tais trabalhos exigem conhecimentos interdisciplinares para realização de análises abrangentes, de modo a compreender que fatores sociais, tecnológicos, econômicos, ambientais e político-legais interferem na gestão desses espaços. Nesse contexto, um desafio importante enfrentado pelos professores é promover o desenvolvimento de competências estratégicas dentre alunos. Este trabalho surgiu da necessidade específica de criação de um método de aprendizado ativo para motivar graduandos em administração de empresas a pensarem estrategicamente na gestão de problemas complexos. Para atingir objetivos da disciplina – Gestão da Mudança e Consultoria Empresarial –, desenvolvemos um roteiro de estudos com nove passos baseados no design thinking. Nossa proposta é refletir sobre os aprendizados proporcionados por esta experiência didática. Argumentamos que futuros gestores necessitam aprender a explorar e enquadrar os problemas antes de solucionálos, pois o maior risco que poderão correr será diagnosticar problemas complexos equivocadamente. O artigo possui cinco seções. A introdução descreve o problema de pesquisa e o objeto de estudo. A segunda seção apresenta referenciais teóricos, que integram autores e conceitos de diferentes campos da gestão. A seção metodológica explica como a o design thinking foi aplicado, narrando os passos da experiência. Esta seguiu um roteiro de estudos desenvolvido para exploração do Parque Jardim Botânico de Florianópolis reunindo visitas de campo, aulas expositivas e dialogadas. Em seguida, resultados e aprendizados obtidos são apresentados em três subtópicos: aspectos conceituais, relacionados à vocação do espaço estudado; necessidades infraestruturais e desafios para gestão. Para concluir, indicamos caminhos possíveis para dar continuidade ao estudo deste espaço público e também para desenvolver futuras experiências didáticas com escopos similares.

Biografia do Autor

Maria Collier de Mendonça, PUC-SP

Maria Collier de Mendonça Mestre em Comunicação e Semiótica – PUC-SP (2010). Bacharel em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda – ESPM-SP (1993). Trabalhou na área de planejamento de comunicação das agências de publicidade: Ogilvy & Mather, Young & Rubicam, Talent, Loducca e JW Thompson. Desde 2002, atua como consultora autônoma na área de pesquisa de mercado e opinião pública, prestando serviços de moderação e análise de discussões em grupo e entrevistas para institutos de pesquisa como Ibope, Synovate e outros.

Eduardo Trauer, Federal University of Santa Catarina, State University of Santa Catarina

Ph.D. Student at the Knowledge Engineering and Management Graduate Program at the Federal University of Santa Catarina

Lecturer at the State University of Santa Catarina

Richard Perassi Luiz de Sousa, Federal University of Santa Catarina

Full professor at the Knowledge Engineering and Management Graduate Program at the Federal University of Santa Catarina

Eduardo Costa, Federal University of Santa Catarina

Professor at the Knowledge Engineering and Management Graduate Program at Federal University of Santa Catarina

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-16

Edição

Seção

Artigos