SUSTENTABILIDADE EM TEMPOS ANTROPOCÊNICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ABORDAGEM SOCIAL E POLÍTICA DOS PROBLEMAS DE SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.23925/10.23925/2179-3565.2020v11i4p200-220Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação, Ciência pós-normal, Antropoceno, Pensamento latino-americanoResumo
COVID-19 reafirma que vivemos as consequências do Antropoceno. Em termos de educação, esta afirmação tem implicações consideráveis: devemos superar as profundas divisões entre os campos das Ciências Naturais e das Ciências Sociais, reconhecendo ao mesmo tempo o caráter político das práticas educativas e científicas. Sustentabilidade é uma ideia que potencialmente incorpora os elementos que respondem a estes dois desafios, mas apenas nos distanciando de uma aproximação tecnocrático-instrumental e assumindo uma abordagem política da ideia. A ciência pós-normal fornece uma estrutura adequada para isso, porque os problemas emergentes apresentam desafios democráticos que exigem outro tratamento acadêmico e educacional. Nossa intenção com este texto é contribuir com material didático que incentive a introdução desse debate conceitual no ambiente de sala de aula. Longe de propor um confronto entre o modo de pensamento dominante, neste artigo propomos um argumento que busca desvendar os componentes básicos de nossa tese e mostrar a arbitrariedade de todas as construções teóricas que daí decorre. Esperamos, dessa forma, contribuir para uma educação ambiental e de sustentabilidade transdisciplinar que consista em desvendar a dimensão política dessa questão, repolitizar a educação, transcender a divisão entre relativismo e objetivismo e, estimular posicionamentos teóricos sem determinismos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.