Competências Profissionais do Futuro para Startups em São Paulo

Autores

  • Eryka E. Fernandes Augusto Centro Universitário FEI - São Paulo
  • Gilmara Lima de Elua Roble Centro Universitário FEI - São Paulo
  • Gabriel Paulino Fernandes Centro Universitário FEI - São Paulo
  • Leonardo B. Henke de Paulo Centro Universitário FEI - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i2p39-47

Palavras-chave:

Competência, Iniciantes, Empreendedorismo

Resumo

O avanço tecnológico acelerado mudou rapidamente os modelos de negócios e a maneira como as empresas pensam. Em menos de um século, passamos por três revoluções industriais, que mudaram completamente o panorama das competências esperadas de um funcionário. Além disso, os modelos horizontais de gestão praticados pelos startups e sua fórmula de crescimento acelerado fizeram com que as competências do início do século passado não fossem mais referência hoje. Os gestores afirmam que os empregos e as empresas do futuro ainda não foram criados, trabalhando na perspectiva de incertezas e mudanças aceleradas. Esses fatores explicam a necessidade de entender o que será necessário para que um trabalhador seja considerado qualificado no futuro. Dito isso, a questão desta pesquisa é “Quais são as competências importantes para que os startups atendam às suas necessidades em 2025?”. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa e exploratória, dada a falta de um referencial teórico sobre o tema. O resultado indica que as competências exigidas pelos startups estão relacionadas às competências humanas, que são compostas por ações como iniciativa, criatividade, resolução de problemas complexos, inovação e aprendizagem ativa.

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Artigos