Cultura Organizacional e Estratégia Competitiva: uma pesquisa no Segmento Bancário
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i2p91-100Palavras-chave:
Cultura, Estratégia, Alinhamento Estratégico, OrganizaçãoResumo
Este artigo investigou a cultura organizacional e o estilo de estratégia competitiva que uma instituição financeira utiliza. O resultado desta pesquisa reproduziu a hipótese de relação, proposta no referencial teórico, e ilustrou o tipo cultural percebido como hierárquico, caracterizado pelo enfoque no ambiente interno e pela valorização da estabilidade. Identificou-se a estratégia competitiva defensiva, marcada pelo conservadorismo e por fortes mecanismos de controle. O tipo cultural do grupo foi identificado como desejado. O tipo de grupo baseia-se na valorização dos laços estabelecidos por seus membros. Isso corresponderia à estratégia reativa descrita nos casos de ausência de estratégia, onde a promoção de ações estratégicas só ocorreria diante de ameaças concretas dos concorrentes. O referencial teórico que confirma os tipos culturais é o modelo de Quinn e Rohrbaugh (1983), que permite um estudo cultural comparativo a partir dos principais valores predominantes na empresa. Para analisar a estratégia competitiva, foi utilizado o modelo de Miles e Snow (2003). Esse modelo tipifica a estratégia competitiva em quatro configurações, de acordo com determinados comportamentos corporativos que estão presentes na organização. Para relacionar tipologia cultural e estratégia competitiva medida, foi utilizada a associação proposta por Quinn e McGrath (1985).
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