A pandemia de COVID-19 e o nível de maturidade digital de micro e pequenas empresas, uma preocupação global

Autores

  • Manoel Joaquim F. de Barros Universidade Salvador – UNIFACS
  • Paulo Melo Universidade Salvador – UNIFACS
  • Ernani Marques dos Santos Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia
  • Lívia Veiga de Oliveira Bispo Universidade Salvador – UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i4p29-35

Palavras-chave:

Maturidade digital, Micro e pequenas empresas, Pandemia Covid-19, Estratégia digital

Resumo

A pandemia COVID-19 incitou a implementação de novas estratégias digitais corporativas que, de fato, não são mais uma opção, mas obrigatórias. Diante do contexto, este estudo visa levantar o seguinte questionamento: As micro e pequenas empresas estão amadurecidas o suficiente para enfrentar os desafios da transformação digital em decorrência da pandemia Covid-19? Este estudo tem uma abordagem exploratória a fim de responder a esta intrigante questão que parece ser uma preocupação global. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários online a 256 gestores de micro e pequenas empresas do estado da Bahia, Brasil. Os principais resultados mostraram que metade (50,2%) dos entrevistados considerou suas empresas em um nível médio de maturidade digital e 39,13% se consideraram altamente preparados para enfrentar os desafios da transformação digital devido à pandemia Covid-19. Além disso, o estudo mostrou que parece haver uma relação inversamente proporcional entre a faixa etária dos gestores e o nível de maturidade digital das empresas. Os jovens gerentes são muito mais abertos às novas tecnologias do que as antigas.

Referências

Barney, J.B. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 1991, 17(1):99-120.

Bertalanffy, L. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1972.

Boletim. Impactos e Tendências da Covid-19 nos Pequenos Negócios. Retrieved May 8, 2020, from https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOSCHRONUS/bds/bds.nsf/c4b53fae22d3a8242c58bf17ef281c01/$File/19476.pdf

Crnkovic, L.H., Moretti, S.L.A. Gestão de Micro e Pequenas Empresas: Uma Proposta de Disciplina para a Formação do Engenheiro. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, 2013, (4):11.

Daft, R. Administração. São Paulo: Thomson, 2005.

Gil, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

Grupta, S. Implantando Estratégia Digital. São Paulo: Makron Books, 2019.

Heilbroner, R., Milberg, W. A Construção da Sociedade Econômica. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Lavrado, F.P. BPM e Transformação Digital. Proceedings of the XXII Seminários em Administração – SemeAd. São Paulo: FEA-USP, 2019.

Leonardo, I. Mais de 40% das Empresas Baianas estão sem Funcionar por Conta do Corona Vírus. Retrieved Jul 7, 2020, from http://www.ba.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/BA/mais-de-40-das-empresas-baianas-estao-sem-funcionar-por-conta-do-

coronavirus,0da00604aa332710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Longo, M.T., Watanabe, C.Y.V. Transformação Digital: Uma Análise das Principais Barreiras e Dificuldades em Micro e Pequenas Empresas. Proceedings of the XXII Seminários em Administração – SemeAd, São Paulo: FEA-USP, 2019..

Macruz, A.F.B. Uma Análise Comparativa dos Modelos de Maturidade de Transformação Digital. Mestrado - Programa de Mestrado Profissional em Administração – Insper, São Paulo, 2018.

Massalli, F. Covid-19: Brasil tem 618 Mortes e 27.804 em 24 Horas. Retrieved Jun 29, 2021, from https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-06/covid-19-brasil-tem-618-mortes-e-27804-casos-nas-ultimas-24-horas#:~:text=Publicado%20em%2028%2F06%2F2021,casos%20foram%20confirmados%20no%20pa%C3%ADs.

Milberg, W. (2008). Shifting sources and uses of profits Sustaining US financialization with global value chains.Economy and Society, 2008 37(3), 420-451.

Mintzberg, H., Quinn, J. B. O Processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Porter, M.E., Heppelmann, J.E. How Smart, Connected Products Are Transforming Competition. Harvard Business Review, 2014, 92(11):64-88.

Porter, M.E., Millar, V.E. Como a Informação Proporciona Vantagem Competitiva. In: Porter, M.E. Competição - Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999:83-106.

Rios, F. Brasil confirma Primeiro Caso da Doença. Ministério da Saúde. Retrieved Feb 27, 2020, from https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus

Thordsen, T., Murawski, M., Bick, M. How to Measure Digitalization? A Critical Evaluation of Digital Maturity Models. Responsible Design, Implementation and Use of Information and Communication Technology, 2020:358.

Tigre, P.B. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Varnavskiy, A.V. et al. Model for Assessing Digital Leadership of Organization. Vestnik Universiteta, 2020, 4:23-32.

Vinuto, J. A Amostragem em Bola de Neve na Pesquisa Qualitativa: Um Debate em Aberto. Campinas, Temáticas, 2014, 22(44):203-220.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos