Assédio moral no setor bancário brasileiro como agravação de conflito interpessoal

Autores

  • Judson de Carvalho Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Leonardo Nelmi Trevisan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Elza Fátima Rosa Veloso Escola de Negócios e Administração da FIA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i4p99-114%20%20

Palavras-chave:

Conflito interpessoal, Assédio moral, Organização de banco de varejo, Estudo de caso

Resumo

Atualmente, a gestão das organizações de banco comercial e a práxis do setor bancário como um todo favorecem a ocorrência de conflitos interpessoais e sua evolução para o assédio moral. Esta pesquisa teve como objetivo mostrar que o assédio moral pode surgir a partir de conflitos interpessoais mal administrados pelas organizações bancárias. Para tanto, realizamos um estudo multicaso utilizando processos judiciais concluídos que comprovaram a ocorrência de assédio moral e assédio moral organizacional. Baseamos nossa pesquisa nos conceitos de conflito interpessoal, assédio moral e assédio moral organizacional. Por meio da análise de pressupostos pré-estabelecidos, os resultados da pesquisa apontaram o seguinte: o conflito interpessoal é um fenômeno inerente à natureza humana; o ambiente organizacional facilita a ocorrência de divergências entre indivíduos ou grupos; o conflito interpessoal é uma possibilidade de interação social, cujos efeitos podem impactar pessoas e organizações; as organizações devem identificar as ocorrências de conflitos interpessoais e avaliar a relevância ou não de atuar sobre eles; a forma como as organizações atuam nos conflitos interpessoais determina os efeitos decorrentes dessas situações na própria organização e nos indivíduos e / ou grupos envolvidos; e que o assédio moral é um tipo específico de conflito interpessoal, que decorre do agravamento de situações de divergência entre indivíduos ou grupos, causando efeitos negativos tanto para os envolvidos nessas situações como para a organização em que operam.

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2021-12-23

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Artigos