Implementando gestão de competências

expectativas da força de trabalho em um banco privado global

Autores

  • Mayara Jade Tito Rocha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-4857-8437
  • João Pinheiro de Barros Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i4p126-132%20%20%20

Palavras-chave:

Gestão por competências, Gestão de recursos humanos, Motivação, Comportamento organizacional, Produtividade

Resumo

 

Embora vivamos um período de muitas inovações e tecnologias, as particularidades das pessoas são vistas como um diferencial que pode ser muito promissor se bem explorado e utilizado pelas organizações. No entanto, ainda é muito comum encontrar nas organizações pessoas que se sentem subutilizadas ou, pelo contrário, expostas a desafios que acreditam não poderem superá-los. Nesse sentido, a gestão por competências tem sido apontada como um dos modelos mais promissores para alcançar a tão desejada produtividade máxima dos colaboradores em benefício das empresas e com benefícios para os colaboradores. No entanto, ainda existem opositores em diferentes níveis de organização que se baseiam no preconceito ou mesmo na falta de informação. Assim, esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção das pessoas sobre uma provável implementação da Gestão por Competências. Concluiu-se que os trabalhadores pesquisados ​​estão muito otimistas com esse modelo de gestão de pessoas e que os obstáculos para a mudança estão na gestão. Devido às suas limitações metodológicas, o estudo não permite generalizar os resultados, no entanto, indica que os atuais funcionários estão mais informados e confiantes sobre os benefícios da gestão por competências do que seus gestores.

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos