Features of quality management of electronic services in Ukraine in the conditions of digitalization

Autores

  • Olena Klymenko State University of Telecommunications
  • Svitlana Lehominova State University of Telecommunications
  • Alona Goloborodko State University of Telecommunications

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2022v13i1p72-85

Palavras-chave:

Vida digital, Acessibilidade, Qualidade da Internet, Infraestrutura eletrônica do estado, Segurança eletrônica, Governo eletrônico, E-serviço, Economia digital

Resumo

Objetivo – investigar as características da gestão da qualidade dos serviços eletrônicos na Ucrânia no contexto da digitalização intensificada pela pandemia de COVID-19. Metodologia de investigação – análise de dados estatísticos publicados em meios tradicionais, análise de estudos de acompanhamento anual das empresas comerciais privadas, estudo do quadro regulamentar, publicação em acesso gratuito à Internet investigação sobre o problema da gestão da qualidade dos serviços eletrónicos, bem como como a pesquisa sociológica do autor, que permite avaliar o nível de serviços eletrônicos na Ucrânia. Constatações – foram destacados os principais critérios para o desenvolvimento de negócios em um ambiente digital de comunicação e interação social fundamentalmente novo, devido ao intenso desenvolvimento de tecnologias de TI, o que implica a introdução de métodos inovadores de trabalho com consumidores em ambientes virtuais baseados em plataformas de mensagens . A investigação sociológica realizada permitiu evidenciar as razões do declínio da qualidade da prestação do serviço devido à fraca proteção cibernética, a imperfeição do quadro regulamentar no âmbito da determinação dos critérios de qualidade, a questão legal não resolvida da responsabilidade pela divulgação de dados pessoais de consumidores, um baixo nível de cultura digital dos cidadãos, um volume bastante grande de conteúdo falso, insatisfação com a velocidade da Internet móvel. Limitações da pesquisa – a falta de sistematização dos tipos de serviços eletrônicos, a imperfeição da metodologia de organização do sistema de gestão do procedimento de prestação de serviços, a falta de segurança regulatória, que permite estabelecer a responsabilidade pela qualidade e confidencialidade . Implicações práticas – Uma abordagem interdisciplinar levou ao desenvolvimento de determinantes-chave para avaliar a prestação de serviços eletrônicos. Problemas de negócios destacados ao trabalhar em plataformas da Internet, cuja eliminação melhorará a qualidade dos serviços eletrônicos. Originalidade / Valor – Foram estabelecidos os pré-requisitos econômicos, sociais, legais e técnicos para a redução da qualidade dos serviços eletrônicos, bem como uma análise comparativa das capacidades técnicas das operadoras de telefonia móvel que fornecem cobertura e penetração da Internet no país. Palavras-chave: vida digital, acessibilidade, qualidade da Internet, infraestrutura eletrônica do estado, segurança eletrônica, governo eletrônico, e-service, economia digital.

Biografia do Autor

Olena Klymenko, State University of Telecommunications

Doutor em Sociologia, Professor, Chefe do Departamento de Sociologia

Svitlana Lehominova, State University of Telecommunications

Chefe do Departamento de Informação de Gestão e Segurança Cibernética, Doutor em Ciências Econômicas, Professor.

Alona Goloborodko, State University of Telecommunications

Doutor (Economia), Professor Associado do Departamento de Economia

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Publicado

2022-04-07

Edição

Seção

Artigos