Impact of reverse innovation on global competitiveness of MNCS: the moderating role of understanding latent customer needs in developed markets

Autores

  • Shweta Saxena Amity University Madhya Pradesh, Gwalior

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v14i3p151-165

Palavras-chave:

Mercados Desenvolvidos, Estratégia Global, Inovação Reversa (RI), Corporação Multinacional (MNC), Mínimos Quadrados Parciais (PLS)

Resumo

A inovação reversa (RI) é a adoção de uma invenção em uma economia empobrecida que segue para países mais ricos. A inovação reversa também se tornou uma estratégia de crescimento totalmente nova para as Corporações Multinacionais (MNCs) para impulsionar a inovação nos mercados em desenvolvimento e utilizar ainda mais o lucro potencial de certos desenvolvimentos, apresentando, consequentemente, inovação não apenas em outros segmentos de mercado, mas também nas economias desenvolvidas, proporcionando Multinacionais com desenvolvimento global sustentado. Estudos de inovação reversa podem ser conduzidos ampliando ideias anteriores sobre inovação, internacionalização e gestão de multinacionais. Assim, este estudo analisa o impacto da Inovação Reversa na competitividade global das EMNs. Este estudo é único porque tenta estudar o papel moderador da compreensão das necessidades latentes dos clientes nos mercados desenvolvidos. O Smart PLS foi utilizado para analisar o impacto da Inovação Reversa. O banco de dados utilizado nesta análise concentra-se principalmente no mercado da Siemens, com entrevistas e informações fornecidas por clientes empresariais devido ao seu sucesso demonstrado, bem como ao alto nível de adoção nas economias emergentes. A técnica PLS-SEM foi escolhida como ferramenta de análise primária por ser uma técnica baseada em variância. A sua análise concluiu que o desempenho nos mercados emergentes requer localização ponta a ponta, descoberta de valor central e uma combinação equilibrada de portfólio de ambos os tipos de inovação.

 

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Publicado

2023-09-21