O uso da inteligência artificial no contexto educacional

o que falta?

Autores

  • Manoel Joaquim Fernandes de Barros Universidade Salvador https://orcid.org/0000-0003-0719-2802
  • Sérgio Hage Fialho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Paulo Márcio Silva Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2024v15i2p04-15

Palavras-chave:

Padrões de ensino superior, Inteligência Artificial, Regulação, Gestão Educacional

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir a importância do uso da inteligência artificial (IA) na área educacional, buscando estabelecer elementos de diálogo entre uma ferramenta como a IA e um campo importante como a educação. Em primeiro lugar, é importante distinguir entre inovação tecnológica como conceito amplo e inovação na área educacional. Esses dois conceitos têm se misturado em muitos debates desde o aumento do modelo de educação a distância, causado pela crise sanitária mundial da covid-19. Em seguida, é apresentado o conceito de IA, que modernamente iniciou seu processo de disseminação global via linguagens generativas, apresentando complexidades ainda não totalmente compreendidas no contexto educacional. Por fim, o artigo sugere que pode haver falta de competência técnica na área educacional para lidar com as rápidas mudanças propostas inicialmente pela estratégia de ensino a distância. Além disso, especialmente importante e urgente, poderá haver o estabelecimento de alguma regulamentação para o uso de IA na área educacional; no entanto, depende basicamente da vontade política e do sistema político para a sua implementação. Caso contrário, o resultado poderá ser um aumento da precariedade dos serviços educacionais, devido à ausência de compreensão por parte de alguns atores de suas competências intrínsecas à educação, expondo problemas latentes de incapacidade de fornecer garantias mínimas de aprendizagem aos alunos de um bom e nível aceitável de ensino.

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Publicado

2024-08-15