Reações emocionais de alunos e dilema ético ao trabalhar com uma rede neurala case of students completing creative tasks
a case of students completing creative tasks
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2024v15i4p155-163Palavras-chave:
Inteligência emocional, Inteligência artificial, Dilema ético de autoria, Treinamento em jornalismoResumo
O estudo visa estabelecer a gama de respostas emocionais dos alunos na interação com redes neurais como parte de tarefas educacionais criativas. A pesquisa é focada nas respostas dos alunos que resolvem tarefas criativas usando redes neurais e sua experiência do dilema ético de atribuir autoria. A hipótese do estudo é que a resposta emocional que surge no primeiro estágio da interação contribui para a assimilação da experiência de cooperação com a inteligência da máquina e a escolha de um curso de ação posterior na atribuição de autoria. O estudo foi conduzido em três etapas: determinação de redes neurais populares, discussão das variantes de reações emocionais e realização de uma pesquisa com alunos. A pesquisa empírica foi conduzida com base em escolas superiores de jornalismo na Universidade Estadual de Moscou (MSU), Universidade Estadual de São Petersburgo (SPSU) e Universidade Federal de Kazan (KFU) de outubro a dezembro de 2023. A amostra de entrevistados consistiu em 159 alunos: 89 da KFU, 50 da MSU e 20 da SPSU. A análise fatorial mostra que a parcela de alunos que vivenciam emoções ambivalentes chegou a 17%, um estado positivo foi descrito por 34% e emoções negativas foram relatadas por 18% dos alunos. Assim, a interação com uma rede neural evoca uma resposta emocional nos usuários, o que lhes permite assimilar a experiência dessa interação.
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