Determinantes do comportamento criminoso: um estudo econométrico nas penitenciárias central, estadual e feminina de piraquara (paraná)

Autores/as

  • Pery Francisco Assis Shikida
  • Ari Francisco de Araujo Junior
  • Cláudio D. Shikida
  • Salete Polônia Borilli

Palabras clave:

crime econômico, arma de fogo, comportamento violento

Resumen

Por meio de um estudo econométrico, este trabalho procurou analisar os determinantes do comportamento criminoso mediante uso ou não de arma de fogo, direcionada na prática do crime econômico, a partir de dados primários obtidos via aplicação de questionários/entrevistas no interior das Penitenciárias Central de Piraquara (PCP), Estadual de Piraquara (PEP) e Feminina de Piraquara (PFP). Como resultado, são mais propensos ao uso da violência na atividade criminosa os jovens do sexo masculino, com ensino médio, que não acreditam na justiça, que possuem arma de fogo e parceiro para o crime. Possuir arma de fogo foi um dos principais fatores ligados ao comportamento violento na atividade criminosa.

Cómo citar

Shikida, P. F. A., Araujo Junior, A. F. de, Shikida, C. D., & Borilli, S. P. (2012). Determinantes do comportamento criminoso: um estudo econométrico nas penitenciárias central, estadual e feminina de piraquara (paraná). Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 17(1(29). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/11849

Número

Sección

Artigos