“Igrejas S/A”: o evangelicalismo não denominacional brasileiro como uma empresa religiosa neoliberal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1806-9029.36i2(66)68884

Palabras clave:

Evangelicalismo Não-Denominacional, Neoliberalismo, Empresa Religiosa

Resumen

O presente trabalho procura defender a ideia de que as igrejas evangélicas não-denominacionais brasileiras se comportam como empresas neoliberais. No texto, o neoliberalismo é entendido a partir das reflexões de Dardot e Laval, como uma racionalidade que toma conta de todas as esferas da vida, portanto, também da esfera religiosa. A discussão é feita a partir de como o Estado foi transformado em um Estado empresarial, através de uma mudança conceitual das funções do Estado. E assim como o Estado foi transformado em um Estado empresarial, através de mudanças conceituais especialmente na linguagem, comparar-se-á o mesmo fenômeno nas igrejas, analisando as transformações na linguagem, estética e especialmente na arquitetura. Por fim, pretende discutir o que são igrejas evangélicas não-denominacionais, suas origens, como pensam e atuam, e por que consideram o capitalismo como a ordem natural da vida.

Biografía del autor/a

Francisca Jaquelini de Souza Viração, Universidade Regional do Cariri

Professora assistente do bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Regional do Cariri.

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Publicado

2024-12-17

Cómo citar

Viração, F. J. de S. . (2024). “Igrejas S/A”: o evangelicalismo não denominacional brasileiro como uma empresa religiosa neoliberal. Pesquisa & Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 36(2(66). https://doi.org/10.23925/1806-9029.36i2(66)68884