Discutindo uma proposta de índice de precarização para o mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo

Autores

  • Marcos Paulo de Oliveira
  • Rosa Maria Marques

Palavras-chave:

mercado de trabalho, flexibilização, precarização, índice de precarização do mercado de trabalho

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Índice de Tendência de Precarização (ITP) para o mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo. Antes, porém, são analisadas as formulações feitas por Saboia (2000), De Toni (2004) e Freire (2006). A partir dos resultados obtidos, considera-se que a utilização ITP como ferramenta estatística mostrou ser um instrumento valioso para a análise da evolução das formas e condições de inserção presentes no mercado de trabalho metropolitano de São Paulo. Os resultados do ITP demonstram o aumento da precarização do mercado de trabalho da RMSP entre 1995-2003 e tendência de queda da precarização nesse mesmo mercado de trabalho entre 2004-2009.

Biografia do Autor

Marcos Paulo de Oliveira

Professor adjunto do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Paulista – UNIP e Assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura do Município de Osasco-SP.

Rosa Maria Marques

Professora titular do Departamento de Economia e do Programa Pós-graduados em Economia Política da PUCSP.

Downloads

Como Citar

Oliveira, M. P. de, & Marques, R. M. (2012). Discutindo uma proposta de índice de precarização para o mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 22(2(40). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/11748

Edição

Seção

Artigos