As instituições e os neo-schumpeterianos: A noção de aprendizado a partir do pilar cognitivo das instituições

Autores

  • Ednilson Silva Felipe

Resumo

O artigo mostra que os neo-schumpeterianos, mesmo não sendo uma escola institucionalista, ao incorporarem as instituições em seu arcabouço teórico, dão importante salto para a explicação da realidade econômica, principalmente num ambiente marcado por constantes e radicais transformações. Analisar tais transformações numa perspectiva evolucionária exige que as instituições sejam tomadas em seus aspectos regulativo, normativo e cognitivo, e não unicamente como “regras” de comportamento que moldam as interações entre os agentes. Assim, tomar o processo de aprendizado e de mudança nos modelos mentais como movimentos institucionais que dão maior pode explicativo à teoria das inovações, foco da escola neo-schumpeteriana.

Biografia do Autor

Ednilson Silva Felipe

Doutorando em Econômia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: ednfelipe100@hotmail.com

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Como Citar

Felipe, E. S. (2012). As instituições e os neo-schumpeterianos: A noção de aprendizado a partir do pilar cognitivo das instituições. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 19(1(33). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/7576

Edição

Seção

Artigos