Dilemas éticos da inteligência artificial para um ensino em metamorfose

Autores

  • Luis Eduardo Viegas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28p56-66

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, tecnologia, educação, ensino superior, dilemas éticos, transformação

Resumo

Diante dos desafios existentes, é necessário buscar novos modelos de ensino superior que incorporem as novas tecnologias. Conectividade, acessibilidade, plataformização e ubiquidade serão pilares fundamentais, mas também é essencial manter como farol a promoção de instituições comprometidas com a crítica, legitimadas nos campos envolvidos, responsivas a desafios em diferentes esferas, representativas, produtoras de conhecimento rigoroso e indutoras de desenvolvimento socioeconômico. Peças fundamentais dessa transformação são as questões éticas e modelos de governança atentos em potencializar seus benefícios sem deixar de olhar para os riscos associados.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Viegas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP, Mestre em Administração pelo IBMEC e Graduado em Informática pela UERJ. Pesquisador em IA Responsável pela Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP, em Tecnologias Emergentes pelo Grupo de Pesquisa Transformação Digital e Sociedade da PUC-SP, e pelo Observatório do Futuro do Trabalho. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-5334-021X.

Referências

ALMEIDA, Fernando; CASALI, Alipio; DOWBOR, Ladislaw et al.. Os desafios atuais da universidade: o mundo contemporâneo, as redes de conhecimento e o compromisso da universidade. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 26, jul./dez. 2022, p.129-149.

Andre, Louie. 53 important statistics about how much data is created every day. Finances Online Reviews for Business, atualizado 19 mar. 2024. Disponível em: https:// financesonline.com/how-much-data-is-created-every-day/. Acesso em: 22 dez. 2023.

BLACKMAN, Reid. Ethical machines: your concise guide to totally unbiased, transparent, and respectful AI. Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press, 2022.

CAWOOD, Richard; VASQUES, Caroline. Are universities of the past still the future? EY, mar, 2022. Disponível em: https://www.ey.com/en_gl/education/are-universities-of-the-past-still-the-future. Acesso em: 22 dez., 2023.

COECKELBERGH, Mark. AI ethics. Cambridge, MA: MIT Press, 2020.

DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: Novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2020.

KISSINGER, Henry; SCHMIDT, Eric; HUTTENLOCHER, Daniel. The age of AI and our human future. London: John Murray, 2021.

LATOUR, Bruno. On recalling ANT. In: Actor-Network Theory and After. J. Law; J. Hassard (eds.). Oxford: Blackwell, p. 15-26, 1998.

LEE, Kai-Fu. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. Tradução de Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: Globo, 2019.

PAUSE GIANT AI Experiments: An open letter. Future of Life Institute. 2023. Disponível em: https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments. Acesso em: 15 fev. 2024.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Implicações e teorizações dos usos das IA generativas na Educação. Revista Cult, São Paulo, Ed 297, p. 20-22, Setembro, 2023.

SANTAELLA, Lucia. Desafios e dilemas da ética na inteligência artificial. In: GUERRA FILHO, Willis S. et al. (org.). Direito e Inteligência Artificial: fundamentos, v. 1 – Inteligência Artificial, ética e direito. Rio de Janeiro: Lumens Juris, 2021. p. 109-136.

SANTAELLA, Lucia. Há como deter a invasão do ChatGPT? São Paulo, Estação das Letras e Cores, 2023.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

WEX. Legal Information Institute, Cornell Law School, Ithaca. Disponível em: https://www.law.cornell.edu/wex. Acesso em: 27 dez. 2023.

YU, Hao. Reflection on whether chat GPT should be banned by academia from the perspective of education and teaching. Front. Psychol. 14:1181712, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-14