Dilemas éticos da inteligência artificial para um ensino em metamorfose
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28p56-66Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, tecnologia, educação, ensino superior, dilemas éticos, transformaçãoResumo
Diante dos desafios existentes, é necessário buscar novos modelos de ensino superior que incorporem as novas tecnologias. Conectividade, acessibilidade, plataformização e ubiquidade serão pilares fundamentais, mas também é essencial manter como farol a promoção de instituições comprometidas com a crítica, legitimadas nos campos envolvidos, responsivas a desafios em diferentes esferas, representativas, produtoras de conhecimento rigoroso e indutoras de desenvolvimento socioeconômico. Peças fundamentais dessa transformação são as questões éticas e modelos de governança atentos em potencializar seus benefícios sem deixar de olhar para os riscos associados.
Referências
ALMEIDA, Fernando; CASALI, Alipio; DOWBOR, Ladislaw et al.. Os desafios atuais da universidade: o mundo contemporâneo, as redes de conhecimento e o compromisso da universidade. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 26, jul./dez. 2022, p.129-149.
Andre, Louie. 53 important statistics about how much data is created every day. Finances Online Reviews for Business, atualizado 19 mar. 2024. Disponível em: https:// financesonline.com/how-much-data-is-created-every-day/. Acesso em: 22 dez. 2023.
BLACKMAN, Reid. Ethical machines: your concise guide to totally unbiased, transparent, and respectful AI. Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press, 2022.
CAWOOD, Richard; VASQUES, Caroline. Are universities of the past still the future? EY, mar, 2022. Disponível em: https://www.ey.com/en_gl/education/are-universities-of-the-past-still-the-future. Acesso em: 22 dez., 2023.
COECKELBERGH, Mark. AI ethics. Cambridge, MA: MIT Press, 2020.
DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: Novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2020.
KISSINGER, Henry; SCHMIDT, Eric; HUTTENLOCHER, Daniel. The age of AI and our human future. London: John Murray, 2021.
LATOUR, Bruno. On recalling ANT. In: Actor-Network Theory and After. J. Law; J. Hassard (eds.). Oxford: Blackwell, p. 15-26, 1998.
LEE, Kai-Fu. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. Tradução de Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: Globo, 2019.
PAUSE GIANT AI Experiments: An open letter. Future of Life Institute. 2023. Disponível em: https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments. Acesso em: 15 fev. 2024.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Implicações e teorizações dos usos das IA generativas na Educação. Revista Cult, São Paulo, Ed 297, p. 20-22, Setembro, 2023.
SANTAELLA, Lucia. Desafios e dilemas da ética na inteligência artificial. In: GUERRA FILHO, Willis S. et al. (org.). Direito e Inteligência Artificial: fundamentos, v. 1 – Inteligência Artificial, ética e direito. Rio de Janeiro: Lumens Juris, 2021. p. 109-136.
SANTAELLA, Lucia. Há como deter a invasão do ChatGPT? São Paulo, Estação das Letras e Cores, 2023.
SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.
WEX. Legal Information Institute, Cornell Law School, Ithaca. Disponível em: https://www.law.cornell.edu/wex. Acesso em: 27 dez. 2023.
YU, Hao. Reflection on whether chat GPT should be banned by academia from the perspective of education and teaching. Front. Psychol. 14:1181712, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo de acordo com a licença CC BY 4.0, em conformidade com a definição de acesso público do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Ao submeter um texto à TECCOGS, os autores asseguram que o material submetido à avaliação e eventual publicação não infringe de modo algum qualquer direito proprietário ou copyright de outros. Com a submissão, o autor transfere em efetivo os direitos de publicação do artigo para a TECCOGS. A transferência de copyright cobre os direitos exclusivos de publicação e distribuição do artigo, incluindo reimpressões ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, além de traduções. Os autores mantém o direito de usar todo ou partes deste texto em trabalhos futuros de sua autoria e de conceder ou recusar a permissão a terceiros para republicar todo ou partes do texto ou de suas traduções. Para republicar números da revista na íntegra, qualquer interessado precisa obter permissão por escrito tanto dos autores como também dos editores da TECCOGS. A TECCOGS por si só pode conceder direitos relativos a emissões de periódicos como um todo.
Imagens com direitos autorais pertencentes a terceiros, que não foram concedidos ao autor do texto, devem ser utilizadas somente quando necessárias à análise e ao argumento da pesquisa, sempre indicando as respectivas fontes e autoria. A TECCOGS dispensa o uso de imagens meramente ilustrativas. Se desejar ilustrar um conceito, o autor deve indicar, em forma de URL ou referência bibliográfica, uma referência em que a ilustração esteja disponível.
---------------------------------------------------------------------------------
This journal offers free immediate access to its content under CC BY 4.0, in accordance with Directory of Open Access Journals' (DOAJ) definition of Open Acess.
When submitting a text to TECCOGS, authors ensure that the material submitted for evaluation and eventual publication does not infringe any proprietary right or copyright. Upon submission, authors effectively transfer the publication rights of the article to TECCOGS. The copyright transfer covers the exclusive rights of publication and distribution of the article, including reprints or any other reproduction of similar nature, in addition to translations. Authors retain the right to use all or parts of the text in future works of their own, as well as to grant or refuse permission to third parties to republish all or parts of the text or its translations. In order to fully republish issues of the magazine, anyone interested must obtain written permission from both the authors and the editors of TECCOGS. TECCOGS alone can grant rights relating to issues of journals as a whole.
Images whose copyright belongs to third parties that have not been granted to the author of the text should be used only when essential for the analysis and argument, always indicating theirs respective sources and authorship. TECCOGS dismisses any use of merely illustrative images. To illustrate a concept, the author must indicate, in the form of a URL or bibliographic reference, a source in which the illustration is available.