O pensamento computacional como estratégia de aprendizagem, autoria digital e construção da cidadania

Autores

  • Claudio F. André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p94-109

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Autoria digital, Cidadania, Estratégia de aprendizagem

Resumo

O pensamento computacional na escola favorece a revisão das próprias produções, considerando-as produtos sempre em processo. A proposta do artigo é de instigar o leitor a entrar em contato com uma visão de estratégia de aprendizagem, autoria digital e construção da cidadania que assume a função de estabelecer ligações junto ao professor e aluno, em um movimento que implica compreender o paradigma do pensamento computacional e o desenvolvimento de atividades que priorize o pensamento crítico e a reflexão. Objetiva ainda discutir a produção de artefatos alicerçada pelo processo de autoria digital, de modo que os alunos assumam a responsabilidade sobre o seu próprio processo de aprendizagem, adquirindo competências que lhes permitam continuar aprendendo ao longo da vida.

Biografia do Autor

Claudio F. André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação (usp) com pós-doutorado em Informática (ufrgs). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (tidd) da puc-sp. Na mesma Instituição também é o coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais.

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Publicado

2018-12-05