Guia Ético para a Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior

Autores

  • Diego Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luis Eduardo Viegas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Anderson Röhe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28p108-117

Palavras-chave:

educação, ensino superior, ética, Inteligência Artificial Generativa, inteligência artificial responsável

Resumo

Este guia visa orientar não só professores, alunos, administradores, quanto a própria instituição de ensino superior sobre o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa – (IAG) na Educação. As regras estão distribuídas em quatro categorias principais: 1. ética da instituição de ensino superior, 2. ética dos professores no uso da IAG com os alunos, 3. ética dos alunos e pesquisadores em redação e pesquisas, 4. ética na formação de grupos e comitês dentro da comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Diego Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela FDC. Atualmente, sua pesquisa mergulha na atuação da IA Generativa, explorando a intersecção entre tecnologia, criatividade e cultura. Também é diretor de criação e designer multidisciplinar atuando em empresas e agências de publicidade no Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7379-3894.

Luis Eduardo Viegas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP, Mestre em Administração pelo IBMEC e Graduado em Informática pela UERJ. Pesquisador em IA Responsável pela Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP, em Tecnologias Emergentes pelo Grupo de Pesquisa Transformação Digital e Sociedade da PUC-SP, e pelo Observatório do Futuro do Trabalho. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-5334-021X.

Anderson Röhe, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC SP. Mestre em Políticas Internacionais pela PUC Rio. Advogado graduado pela UFF. Especialista em Direito Digital pela UERJ e ITS Rio. Membro da Comissão Especial de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB-SP. Pesquisador em IA Responsável pela Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3104-6365.

Downloads

Publicado

2024-06-14