Ensino Religioso

contribuição das Ciências das Religiões e trajetória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v26i41.e57580

Palavras-chave:

Ciência das religiões, ensino religioso, Estado laico

Resumo

O presente artigo teve como objeto o Ensino Religioso enquanto segmento da Educação contemporânea influenciado tanto por forças tradicionais quanto por adventos contemporâneos, como os anseios por liberdade e respeito à diversidade. Além disso, essa disciplina passou por diversas transformações, acompanhando a formação da sociedade brasileira e nos últimos anos pode receber um melhor tratamento à luz das Ciências das Religiões e ter recebido status de área de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular, consolidou seu grau de importância na construção da cidadania. É perceptível o fato de que muitos profissionais e famílias ainda não entendem que há um sentido objetivo imposto para desenvolver o componente curricular de Ensino Religioso, que se propõe a desenvolver um conhecimento sobre diferentes religiões, crenças e sobre as culturas dos povos que a professam por meio da linguagem tangível com que manifestam suas verdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandra Adir Jessuino Bermudes, Faculdade Unida de Vitória

Professora com licenciatura em Matemática e mestranda em Ciências da Religião. Coordenadora educacional no município de Vila Velha.

Referências

Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte: Argumento, 2009.

BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, v. 1-9.

BRASIL Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 22 jul. 1997.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Lei de Diretrizes e Bases da educação: LDB. Lei 9.394 de 1996. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 27 dez. 1961.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, fixa diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccIVIL_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 08 fev. 2023. p. 20.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 08 fev. 2023. p. 03.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 08 fev. 2023. p. 07.

BRASIL. Projeto de Lei nº 9.475/97. Altera o artigo 33 da LDB, Brasília, 1997.

CARON, Lurdes; MARTINS FILHO, Lourival José. Ensino Religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020.

CARVALHO, Cynthia Paes de; RAMOS, Maria Elizabete Neves. Religião e sucesso escolar na rede municipal do Rio de Janeiro. Educação em Revista [online]. v. 33, 2017.

CARVALHO, Marília P. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 11-40, 2004.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB. Regional Sul III. Texto referencial para o Ensino Religioso Escolar. Petrópolis: Vozes, 1996.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Parecer 097/97: sobre a formação de professores para o ensino religioso na escola pública do ensino fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp097_99.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

CRAVER, Samuel. Fundamentos Filosóficos da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 183-191. 2004.

DATA FOLHA. Política: 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml. Acesso em: 8 fev. 2023.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Brasil, o Ensino Religioso na escola: de 1500 a 1998. In: BELINQUETE, José. História da catequese em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. Coimbra: Gráfica Coimbra Ltda, 2010. v.2

FONAPER. FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares nacionais: Ensino Religioso. 2. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

G1. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. Portal G1, 13 jan. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml. Acesso em: 8 fev.2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atas, 2002.

GIL. Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

GIROUX, Henry. Pedagogia marginal como resistência pós-moderna. In: OZMON, Howard Augustine; CRAVER, Samuel. Fundamentos Filosóficos da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HOLMES, Maria José Torres; PALHETA, Francisco. Ensino Religioso no currículo da Educação Básica. In: POZZER, Adecir et al. (org.). Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015.

JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004 apud SARQUIZ, Moisés Manir. A prática Educativa de Valores Humanos Universais através do Ensino Religioso com crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Programa de Pós-Graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2011.

NUMBERS, Ronald L. Mitos e verdades em ciência e religião: uma perspectiva histórica. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 36, p. 250-255, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/tQvf4sbWNsQDnM7KTzZjxsr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 fev. 2023.

PAIVA, Angela Randolpho. Católico, protestante, cidadão: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.

PAIVA, Geraldo José de. Ciência, religião, psicologia: conhecimento e comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 3, p. 561-567, 2002.

PASSOS, Décio João. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

PASSOS, Décio João. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

PEREIRA, Júnia Sale; MIRANDA, Sonia Regina. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada. Educação & Realidade, v. 42, n. 1, p. 99-120, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623661108. Acesso em: 12 fev. 2021.

PORFÍRIO, Francisco. "Estado laico". Brasil Escola. 2020. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estado-laico.htm. Acesso 8 fev. 2023.

RIBEIRO, J. C. Religiosidade jovem: pesquisa entre universitários. São Paulo: Olho d’Água; Loyola, 2009.

RICETO, Bernardo Valentim; COLOMBO, Pedro Donizete. Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, p.169-190, 2019.

RODRIGUES, Elisa. A formação do estado secular brasileiro: notas sobre a relação entre, laicidade e esfera pública. Horizonte- Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 29, p.149-174, 2013.

SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 856-875, 2018.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, Luís Gustavo Teixeira da. Religião e política no Brasil. Latino américa, LatinoAmerica. Revista de Estudios Latinoamericanos, n. 64, p. 223-256, 2017.

TOSTES, Patrícia da Silva Gouvêa. Diversidade Religiosa: uma breve análise das influências Cultural, Psicológica, Filosófica e Política na sociedade. Revista Unitas, v. 9, n. 2, p. 77-103, 2021.

VIEIRA, Márcia de Freitas; SILVA, Carlos Manuel Seco da. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020.

ZIMMERMANN, Padre Roque. Ensino Religioso: uma grande mudança - Propostas para mudar a LDB. Substitutivo que apresenta o Ensino Religioso como parte integrante da nova lei. Brasília: Centro de Documentação e Informações/Coordenação de Publicações, 1998.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Bermudes, A. A. J. (2023). Ensino Religioso: contribuição das Ciências das Religiões e trajetória. Último Andar, 26(41), e57580. https://doi.org/10.23925/ua.v26i41.e57580