Ensino Religioso

contribuição das Ciências das Religiões e trajetória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v26i41.e57580

Palavras-chave:

Ciência das religiões, ensino religioso, Estado laico

Resumo

O presente artigo teve como objeto o Ensino Religioso enquanto segmento da Educação contemporânea influenciado tanto por forças tradicionais quanto por adventos contemporâneos, como os anseios por liberdade e respeito à diversidade. Além disso, essa disciplina passou por diversas transformações, acompanhando a formação da sociedade brasileira e nos últimos anos pode receber um melhor tratamento à luz das Ciências das Religiões e ter recebido status de área de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular, consolidou seu grau de importância na construção da cidadania. É perceptível o fato de que muitos profissionais e famílias ainda não entendem que há um sentido objetivo imposto para desenvolver o componente curricular de Ensino Religioso, que se propõe a desenvolver um conhecimento sobre diferentes religiões, crenças e sobre as culturas dos povos que a professam por meio da linguagem tangível com que manifestam suas verdades.

Biografia do Autor

Alexandra Adir Jessuino Bermudes, Faculdade Unida de Vitória

Professora com licenciatura em Matemática e mestranda em Ciências da Religião. Coordenadora educacional no município de Vila Velha.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Bermudes, A. A. J. (2023). Ensino Religioso: contribuição das Ciências das Religiões e trajetória. Último Andar, 26(41), e57580. https://doi.org/10.23925/ua.v26i41.e57580