Professora, o que significa ‘sei lá’? ‘Lá’ onde? Análise do âmbito pragmático na competência comunicativa em PLE
Palavras-chave:
Língua PortuguesaResumo
Professora, o que significa ‘sei lá’? ‘Lá’ onde?
Análise do âmbito pragmático na competência comunicativa em PLE
Resumo
Este artigo alinha um cenário de aula à literatura referente ao âmbito pragmático de competências comunicativas em um estudo de caso de Português como Língua Estrangeira (PLE). Sob análise qualitativa, a atividade selecionada é transcrita e o seu conteúdo é dividido em desenvolvimento do insumo informacional, formulação e produção. Essa metodologia tem por objetivo trazer uma lente pragmática da comunicação em língua estrangeira no objeto de análise aqui selecionado, isto é, observar o nível de consideração e de transferência de ordem prática. Concluímos que a comunicação pode ser considerada como uma combinação de atos; uma série de elementos com intenção e propósitos específicos. A comunicação é funcional, finalista e projetada para surtir algum efeito – alguma mudança, mesmo que sutil, entre falantes e ouvintes. Os resultados demonstram, no entanto, que a reprodução fiel desse cenário real em sala de aula requer técnicas de ensino específicas para PLE.
Palavras- chave: insumo informacional, formulação e produção, transferência