Professora, o que significa ‘sei lá’? ‘Lá’ onde? Análise do âmbito pragmático na competência comunicativa em PLE

Auteurs-es

  • Silvia Ramos-Sollai Florida State University

Mots-clés :

Língua Portuguesa

Résumé

Professora, o que significa ‘sei lá’? ‘Lá’ onde?

Análise do âmbito pragmático na competência comunicativa em PLE

 

 

Resumo

 

Este artigo alinha um cenário de aula à literatura referente ao âmbito pragmático de competências comunicativas em um estudo de caso de Português como Língua Estrangeira (PLE). Sob análise qualitativa, a atividade selecionada é transcrita e o seu conteúdo é dividido em desenvolvimento do insumo informacional, formulação e produção. Essa metodologia tem por objetivo trazer uma lente pragmática da comunicação em língua estrangeira no objeto de análise aqui selecionado, isto é, observar o nível de consideração e de transferência de ordem prática. Concluímos que a comunicação pode ser considerada como uma combinação de atos; uma série de elementos com intenção e propósitos específicos. A comunicação é funcional, finalista e projetada para surtir algum efeito – alguma mudança, mesmo que sutil, entre falantes e ouvintes. Os resultados demonstram, no entanto, que a reprodução fiel desse cenário real em sala de aula requer técnicas de ensino específicas para PLE.

 

Palavras- chave: insumo informacional, formulação e produção, transferência

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Silvia Ramos-Sollai, Florida State University

Tradutora e Intérprete (Português/ Inglês)

Professora de língua e cultura (Português, Inglês, Francês e Italiano)

Português como Segunda Língua e Português como língua estrangeira nos Estados Unidos

Téléchargements

Publié-e

2012-11-12

Numéro

Rubrique

Artigos