DISCURSO EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO: ANGLICISMOS E PRÁTICA SOCIAL.

Autores

  • Hercules Brasil Vernalha Centro Universitário UNIFAAT

Palavras-chave:

Anglicismos, Discurso empresarial contemporâneo, Análise de discurso, Prática social

Resumo

Esta pesquisa visa a investigar as razões do uso deliberado de anglicismos no discurso empresarial contemporâneo do Brasil, particularmente nos casos em que eles não colaboram para aclarar a ideia comunicada. A metodologia adotada para a investigação do discurso empresarial é a Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por N. Fairclough. O corpus da pesquisa é composto por revistas de administração e negócios de caráter popular, sítios eletrônicos específicos e mensagens de e-mail trocadas no ambiente empresarial. Neste trabalho, apresenta-se uma das categorias detectadas de razões subjacentes ao uso deliberado e aparentemente desnecessário dos anglicismos no discurso empresarial contemporâneo do Brasil, a eufemização, termo escolhido para expressar a maneira pela qual as empresas procuram esconder ou dissimular, em suas manifestações discursivas, iniciativas que possam ser consideradas inadequadas ou prejudiciais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hercules Brasil Vernalha, Centro Universitário UNIFAAT

Coordenador Geral e Professor dos Cursos de Engenharia da UNIFAAT.

Doutor em língua portuguesa pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Dossiê: Teorias Sociais de Linguagem