DISCURSO EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO: ANGLICISMOS E PRÁTICA SOCIAL.

Autores/as

  • Hercules Brasil Vernalha Centro Universitário UNIFAAT

Palabras clave:

Anglicismos, Discurso empresarial contemporâneo, Análise de discurso, Prática social

Resumen

Esta pesquisa visa a investigar as razões do uso deliberado de anglicismos no discurso empresarial contemporâneo do Brasil, particularmente nos casos em que eles não colaboram para aclarar a ideia comunicada. A metodologia adotada para a investigação do discurso empresarial é a Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por N. Fairclough. O corpus da pesquisa é composto por revistas de administração e negócios de caráter popular, sítios eletrônicos específicos e mensagens de e-mail trocadas no ambiente empresarial. Neste trabalho, apresenta-se uma das categorias detectadas de razões subjacentes ao uso deliberado e aparentemente desnecessário dos anglicismos no discurso empresarial contemporâneo do Brasil, a eufemização, termo escolhido para expressar a maneira pela qual as empresas procuram esconder ou dissimular, em suas manifestações discursivas, iniciativas que possam ser consideradas inadequadas ou prejudiciais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Hercules Brasil Vernalha, Centro Universitário UNIFAAT

Coordenador Geral e Professor dos Cursos de Engenharia da UNIFAAT.

Doutor em língua portuguesa pela PUC-SP.

Publicado

2018-09-26

Número

Sección

Dossiê: Teorias Sociais de Linguagem