DISCURSO EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO: ANGLICISMOS E PRÁTICA SOCIAL.

Authors

  • Hercules Brasil Vernalha Centro Universitário UNIFAAT

Keywords:

Anglicismos, Discurso empresarial contemporâneo, Análise de discurso, Prática social

Abstract

Esta pesquisa visa a investigar as razões do uso deliberado de anglicismos no discurso empresarial contemporâneo do Brasil, particularmente nos casos em que eles não colaboram para aclarar a ideia comunicada. A metodologia adotada para a investigação do discurso empresarial é a Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por N. Fairclough. O corpus da pesquisa é composto por revistas de administração e negócios de caráter popular, sítios eletrônicos específicos e mensagens de e-mail trocadas no ambiente empresarial. Neste trabalho, apresenta-se uma das categorias detectadas de razões subjacentes ao uso deliberado e aparentemente desnecessário dos anglicismos no discurso empresarial contemporâneo do Brasil, a eufemização, termo escolhido para expressar a maneira pela qual as empresas procuram esconder ou dissimular, em suas manifestações discursivas, iniciativas que possam ser consideradas inadequadas ou prejudiciais.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Hercules Brasil Vernalha, Centro Universitário UNIFAAT

Coordenador Geral e Professor dos Cursos de Engenharia da UNIFAAT.

Doutor em língua portuguesa pela PUC-SP.

Published

2018-09-26

Issue

Section

Dossiê: Teorias Sociais de Linguagem