O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PROPOSTA DE MATERIAL AUTÊNTICO PARA ENSINO DE PLE

Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro, Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro

Resumo


Este artigo trata do ensino de Português Língua Estrangeira, com enfoque interculturalista. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua considera também a cultura. Entretanto, os recursos didáticos disponíveis deixam lacunas em relação a este tópico.  É proposto aqui o uso de texto publicitário em sala de aula, por apresentar valores culturais implícitos.  Há, entretanto, a necessidade de cuidados na seleção e de metodologia de análise em sua leitura. Foram realizadas pesquisas em textos-anúncios publicados em revistas e meios eletrônicos.  Os resultados indicam: 1. a seleção do material autêntico deve levar em conta a presença de temas relativos à cultura brasileira; 2. o texto multimodal permite leituras de acordo com procedimentos analíticos da ACD e da Semiótica Social; 3. os anúncios publicitários apresentam implícitos culturais brasileiros relacionados a religiosidade e gênero. Assim, confirma-se a adequação do texto publicitário como recurso didático para ensino de PLE.

 


Palavras-chave


anúncio publicitário, ensino, PLE.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




     INDEXADORES: