LINGUAGEM E IDEOLOGIAS: A CIÊNCIA E A DOCÊNCIA NO CENTRO DO EMBATE PARADIGMÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p212-231

Palavras-chave:

Letras, Linguagem, Ideologias Linguísticas

Resumo

O texto discute a mudança de paradigmas: modernidade x pós-modernidade em curso nas ciências e nos estudos da linguagem, bem como seus reflexos na educação e na docência. Expõe como os pressupostos de base e as ideologias constroem as práticas científicas e docentes, por adesão paradigmática e epistemológica. Ressalta a importância da construção de uma agenda anti-hegemônica, em defesa dos conceitos, das ideias, dos métodos, das práticas científicas e docentes compreendidas na pós-modernidade. Defende que nesse paradigma a ciência e a docência respondem de maneira mais complexa aos problemas, desejos, às necessidades... da vida real das pessoas, de forma crítica, engajada e ética.

Palavras-Chave: Modernidade; Pós-modernidade; Agenda Anti-hegemônica; Ciências; Docência.

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Biografia do Autor

Sérgio Gomes de Miranda, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professor Doutor Sérgio Gomes de Miranda.

Professor Efetivo do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2020-12-18